Tudo sobre o processo criativo

Você sabe qual a origem do macacão?
16/07/2020
Tudo sobre o processo criativo
Share

A arte de criar vai muito além da produção de uma simples peça em couro. Ao criarmos uma coleção, temos como desafio produzir algo com significado, que combine funcionalidade e estética e que seja objeto de desejo.

Os produtos ATHERA, exercem uma função comunicativa e interpessoal. São produtos culturais híbridos em que a parte material assume valor graças ao conteúdo cultural criativo que ela representa (forma, estilo, referências semânticas). A criatividade é, portanto, um importante instrumento para agregar valor ao produto.

A equipe ATHERA inicia seu processo criativo do interesse pelo original, pelo novo.

Uma das ferramentas utilizadas para a busca do novo são os sistemas de análise de tendências que antecipam comportamentos e oportunizam escolhas mais assertivas. Além dos bureaus, a equipe ATHERA participa constantemente de feiras especializadas que representam importantes fontes de criação.

A observação é uma ferramenta importante para a criação. Estar atento ao comportamento humano, ao streetwear, às diversidades culturais, às nuances da natureza, à arte, à arquitetura,  às descobertas de uma viagem, à tecnologia, enfim ao “olhar atento e despreocupado” que possibilita inúmeros aprendizados.

Outra fonte de inspiração é a busca constante por novas matérias-primas, que aliadas ao couro, trazem novos conceitos, formas, estilos.

A ATHERA tem apostado em novas linhas de produtos que prezam pelo conforto, funcionalidade e originalidade.

Com esse propósito, vem criando peças que aliam o couro ao tule, ao gazar, à malha e outros materiais que estão sendo testados para oferecer às clientes diversas opções de escolha no momento da aquisição de sua peça em couro.

Outras formas de criação vêm sendo estudadas no aprimoramento e alteração da matéria-prima através da aplicação de tratamentos de superfície como a modificação da textura do couro (navalhado, texturizado, estampado), na padronagem através dos recortes a laser, na manipulação através da aplicação de bordados e ornamentos e na pintura à mão.

Uma das fases do processo criativo de significativo destaque é a da análise dos resultados das coleções anteriores denominada “análise ABC”, que evidencia, em ordem decrescente, as peças que mais tiveram sucesso e que, por esse motivo, devem permanecer relevantes nas próximas coleções, de forma inusitada.

 

Definidos os modelos, matérias-primas e feitas as fichas técnicas da coleção ocorre a transposição das ideias em produto industrial e a partir daí são confeccionados os protótipos de cada modelo da coleção a ser produzido.

O sucesso da coleção é o resultado da união e harmonia entre os diversos setores da empresa que juntos dão vida à criação, são eles o departamento criativo, de marketing, de produção e por fim do comercial.

A família ATHERA vem crescendo, ampliando seus horizontes, e aperfeiçoando cada vez mais seu processo criativo em busca da peça desejo, que encha os olhos de suas clientes e lhe ofereça a plena satisfação ao vivenciar a experiência de aquisição de um produto ATHERA.

Gostou de saber? Conta pra gente! 

Beijos, Lu e Carol. 💗

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *