#Quarentena: bibliotecas para visitar sem sair de casa!

#Quarentena: museus para visitar sem sair de casa!
21/03/2020
#Quarentena: conteúdo de moda [super relevante] para ler online!
30/03/2020
#Quarentena: bibliotecas para visitar sem sair de casa!
Share

Como consequência das medidas tomadas contra a pandemia do coronavírus muitas instituições culturais estão fechadas e, entre elas, grande parte das bibliotecas brasileiras. Assim, o acesso ao livro eletrônico passou a ser uma necessidade para aqueles que estão obrigados a ficar em quarentena em casa. Para os leitores assíduos é um enorme sacrifício.
Assim, na lista a seguir, estão incluídos alguns sites da internet que permitem o download gratuito de livros. Desejamos uma ótima leitura!

1) Biblioteca Virtual de Literatura. Com títulos de domínio público e variedade de opções em língua portuguesa.
http://www.biblio.com.br/

2) Biblioteca de livros digitais do Plano Nacional de Leitura. Para as crianças também há alternativas. No site do Plano Nacional de Leitura, de Portugal, é possível fazer uma busca dos livros por idades (dos 5 aos 14 anos), em formato digital e áudio livro. A oferta temática é muito variada, de ficção à poesia.
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/biblioteca/

3) Biblioteca Digital Luso-Brasileira. Iniciado em fevereiro de 2014, pelas bibliotecas nacionais do Brasil e Portugal, com o objetivo de coordenar os esforços de digitalização e de colocar disponível num mesmo ponto de acesso todo o acervo digital das duas instituições. O acervo possui mais de 2 milhões de documentos, sob domínio público, de várias épocas e géneros. Entre eles, a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, de 1572.
https://bdlb.bn.gov.br/

4) Biblioteca Mundial Digital. Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo. Com sistema de busca também em português.
https://www.wdl.org/pt/

5) Cultura Brasil. Com acervo de vários assuntos; não possui catálogo automatizado e é preciso identificar o item desejado numa enorme lista.
http://www.culturabrasil.org/download.htm

6) Free-e-books. Após o cadastramento o usuário pode livros de ficção, romance, mistério, negócios, autoajuda.
https://portugues.free-ebooks.net/

7) Google Livros. Permite pesquisar e visualizar livros gratuitos. É uma opção interessante mesmo para os livros pagos, pois se tem acesso a uma versão de demonstração e assim poderá visualizar várias páginas antes de decidir pela compra do livro.
https://books.google.com/?hl=pt-BR

8) Guia de Educação. Portal dedicado a educação, lançado em janeiro de 2012, disponibiliza mais de dois mil livros de domínio público, vídeo aulas, bem como conteúdo sobre redes sociais na educação.
https://canaldoensino.com.br/blog/category/livros-gratis

9) Open Library. Projeto do Internet Archive, iniciado em 1996, que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download. Podem ser encontrados livros em inúmeros idiomas, incluindo 261 obra em português.
https://openlibrary.org/

10) Portal Domínio Público. Lançado em novembro de 2004, com o objetivo de “compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral” (Missão). Conta com um acervo de mais de 174 mil documentos. Excelente para as obras que estão em domínio público das literaturas brasileira e portuguesa.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

11) Projeto Adamastor. Biblioteca digital de obras literárias em domínio público, disponibilizadas de forma gratuita, sem restrições. Estão lá, por exemplo, Eurico, o Presbítero, de Alexandre Herculano, A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós, O Livro de Cesário Verde, Dom Casmurro, de Machado de Assis, entre muitos outros clássicos. Pode-se filtrar os registros do catálogo por coleção, gênero e/ou autor.
http://projectoadamastor.org/catalogo/

12) Projeto Gutenberg. A plataforma digital, criada em 1971 pelo escritor e bibliotecário norte-americano Michael S. Hart (a mais antiga biblioteca digital do mundo) oferece mais de 61 mil livros eletrônicos gratuitos. O projeto funciona de forma colaborativa, reunindo voluntários de 150 países. Os livros em língua inglesa estão em maioria, mas existem várias centenas em português, de vários temas, épocas e autores.
https://www.gutenberg.org/catalog/

13) Universidade de São Paulo. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Projeto criado para abrigar e integrar a Brasiliana reunida ao longo de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e doada, por ele, sua esposa Guita e seus filhos, à USP. Com o seu conjunto de livros e manuscritos, é considerada a mais importante coleção do gênero formada por um particular. São cerca de 17.000 títulos, ou 40.000 volumes: obras de literatura brasileira (e portuguesa), relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários (originais e provas tipográficas), periódicos, livros científicos e didáticos, iconografia (estampas e álbuns ilustrados) e livros de artistas (gravuras). A busca pode ser feita por tipo do documento, ano de publicação, autor, título da obra e assunto.
https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/1

14) Universidade Federal de Santa Catarina. Biblioteca Digital de Literatura. Projeto que provê acesso ao texto integral de 683 obras literárias do Brasil e de Portugal. O seu banco de dados cadastrou 78 mil obras de 21 mil autores. A pesquisa pode ser feita pelo nome ou pseudônimo do autor, data de publicação, editora, gênero literário e idioma do texto
https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/?locale=pt_BR

 

Pelo bem, pela segurança, pela saúde de todos. A união faz a força! #stayHOME #FiqueEmCasa

Gostou das sugestões? Conte para nós!! Beijos (de longe kkk)!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *