Como introduzir cores no look e sair do pretinho básico?

ATHERA no programa Makeup com Camila Colombo
12/12/2019
Feira Inspira Mais, CouroModa e Exposição de Moda – São Paulo 2020
20/01/2020
Como introduzir cores no look e sair do pretinho básico?
Share

COR É AQUELE ELEMENTO QUE FASCINA, MAS QUE A MAIORIA DAS CLIENTES TEMEM USAR (E OUSAR!). Muitasssss clientes adoram as nossas peças coloridas (amarelo mostarda, azul, roxo, vermelho, rosa pink, verde grama, etc…), porém, na maior parte das vezes acabam comprando o clássico pretinho básico. Sempre que a gente sugere combinações de cores diferentes para as clientes elas se assustam porque pensam que vai ser muito chamativo, mas não apenas isso, os argumentos são muitos: medo de não saber combiná-las ou não saber com que outra peça usar, medo de investir num produto que vai “usar pouco”, que não vai “se pagar” as deixa inseguras e mesmo estando diante de tantas cores incríveis da nossa cartela ainda insistem em ficar sempre no preto.

Muuuitas opções de cores na cartela de pelica

Não me entenda mal!! Eu AMO preto!!! Acho chique, discreto, poderoso e SIM, combina com tudo! Mas queremos que te mostrar que esse medo de usar cores pode estar te roubando ótimas combinações e também grandes elogios.

preto – preto – preto – preto – preto – preto – preto – preto….

Sendo assim, todo mundo pode usar cores mas poucas pessoas se sentem confiantes em abusar delas. Produções mais coloridas são freqüentemente vistas como ousadas e chamativas, o que não deixa de ser verdade dependendo da intensidade dos tons escolhidos e do contraste entre elas.

Diante disso, chegamos à conclusão que: uma das principais funções das cores é comunicar. Elas também são diretamente associadas ao nosso estado de espírito e personalidade. É preciso observar se você gosta de diferentes cores e não usa por não saber coordenar ou se você, de fato, tem um estilo mais clássico e reservado. Se for a segunda opção uma boa ideia é iniciar com os tons neutros coloridos!

Uma das formas de iniciar é trocar o clássico preto e branco por esses NEUTROS COLORIDOS que falamos acima. Veja alguns exemplos:

Azul Marinho – Escura como o preto porém mais suave, o azul marinho é uma cor que fica bem em qualquer tipo de pele, a chamada cor universal! No ambiente de trabalho ela transmite profissionalismo e fica elegante com as demais neutras coloridas.

Verde Musgo – Combina com todas as cores! Pode ser usada com rosa, azul, amarelo, vermelho e estampas como animal print. Por ter baixa intensidade, não chama a atenção e traz mais diversão para a produção. Veja algumas produções:

Burgundy ou Vinho – Mais opaco e escuro do que o vermelho, o vinho é um ponto de cor que acende a produção de forma sutil e elegante. É uma cor clássica e, por isso, agrada a clientes mais tradicionais.

Caramelo – Apesar de não ter tanta pigmentação, o caramelo, que é uma mistura entre laranja e marrom, deixa o visual menos careta do que o marrom. Aliado a um tom suave como o rosa bebê transmite delicadeza. Se usado com um rosa pink, ajuda a acalmar a cor sem deixá-la opaca (o que acontece quando usada com o cinza).


O ar descolado ou sóbrio vai depender muito do tom da cor… as cores mais vivas vão transformar a produção em um color blocking… no mais, transforma o look normal em colorido e divertido, saindo da cansativa combinação de branco e preto. Normalmente todas já tem pelo menos uma dessas cores dentro do armário e nem precisa gastar dinheiro para mudar hábitos. Então, para fazer uma transformação no look é só uma questão de usá-las a partir de um novo olhar!

Se você não teme brincar com as cores e gosta da diversão e das várias combinações que as cores podem proporcionar separamos algumas referências e alguns “significados” que as cores têm:

Vermelho – O vermelho foi a primeira cor que o homem batizou e é a mais antiga denominação cromática do mundo. Remete a fortuna, força, amor, paixão, energia, poder e sedução. É super enérgica, traz sensação de movimento, conquista, coragem, calor, extroversão. Mas também pode estar associado à perigo, violência, ira e agressividade (cuidado ao associá-lo com cores como preto, cinza e roxo). É a cor para quem quer impressionar! “Dress to impress!” Além disso, trazemos algumas curiosidades: 1) Vermelho é a primeira cor que os bebês enxergam. 2) Em todas as línguas existem nomes de pessoas que significam “vermelho”: Rufus, Roy, Robinson, Roger, Rudolf, Roberto, Scarlet, Ruby, Susana são alguns. 3)Homens e mulheres enxergam o vermelho de maneira diferente. As mulheres enxergam mais variações dos tons, por causa do cromossomo X.

Rosa – O rosa é a cor do romantismo, doçura, delicadeza, suavidade e do amor. Remete a sensações de carinho, sensualidade (porém, mais suave que o vermelho) e é muito feminina e delicada. Transmite que é uma pessoa empática e de boas intenções (boa pra ações sociais). A cor comunica uma certa inocência e infantilidade, portanto não exagere se quiser parecer uma pessoa mais madura. Apesar de ser considerada uma cor feminina apenas 3% das mulheres do mundo citam o rosa como a sua cor predileta. Segundo as pesquisas, a maioria dos homens chega a dizer que não conseguem distinguir a cor entre o lilás. Ao mesmo tempo que o rosa se tornou feminino, se transformou também na cor da discriminação. Na II Guerra Mundial, os homossexuais que não preenchiam o ideal de masculinidade dos soldados eram levados a um campo de concentração, onde eram obrigados a usar, como sinal de reconhecimento, um triângulo rosa costurado à roupa. Veja mais curiosidades sobre o rosa AQUI.

  

Verde – É uma cor fria e sua ligação principal é com natureza e sustentabilidade. Tem simbolismo de crescimento, fertilidade, juventude, esperança e renovação. Transmite sentimentos de bem-estar, sensibilidade, harmonia e boa sorte.  Os tons de verde tendem a relaxar o sistema nervoso, portanto é legal escolher a cor quando sabe que vai enfrentar situações de tensão. Use também para transmitir sensação de equilíbrio, segurança e confiança.

Roxo – Dizem que a cor roxa é a mais singular e extravagante de todas as cores. Está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério. Também é muitas vezes associado com a realeza, nobreza, riqueza e espiritualidade. Curiosidade: A cor roxa tem sido utilizada no tratamento de distúrbios mentais porque estimula a área do cérebro de resolução de problemas, ajuda a equilibrar a mente e a transformar as obsessões e medos. Outra curiosidade: Não existem muitos animais com essa cor, apenas flores e alguns alimentos. O lilás e o violeta são as cores mais raras na natureza. Esses dois nomes são, na maioria das línguas, idênticos aos das poucas flores que tem a cor;

Amarelo/Mostarda – O amarelo não é uma cor muito querida por todas. Bastante gente tem dificuldade em combinar… mas ao contrário do que muita gente pensa ele vai bem com muitas cores: rosa, azul, jeans, laranja, roxo, verde… e por aí vai! Além das várias combinações é uma cor que é associada aos sentimentos de alegria, felicidade, criatividade, imaginação e otimismo. Por ser a cor base do dourado, transmite sensação de riqueza, prosperidade e poder.

O que achou das dicas? Que tal experimentar???

Manda pra gente uma foto da sua combinação e arrase ousando nas diferentes propostas e cores!

Referências:
https://followthecolours.com.br/style/significado-cores-nas-roupas
https://followthecolours.com.br/gotas-de-cor/vermelho-50-curiosidades-interessantissimas-que-voce-nao-sabia-sobre-a-cor/
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *